domingo, 9 de fevereiro de 2014

HOMENS COMO VÓS




“(...) Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo...”.

 (Atos, 14; 1-28).
 

A presente passagem de Atos nos faz lembrar que não somos os autores da obra de Deus, mas tão somente cooperadores debaixo da graça divina.
 
Em Icônio os apóstolos falaram de tal modo na sinagoga que uma multidão entre judeus e gentios aceitaram a boa nova.

Falando ousadamente acerca do Senhor, segundo a palavra da sua graça, e Deus permitia que pelas mãos dos apóstolos muitos sinais e prodígios se fizessem.

A cidade estava dividida: uns eram pelos judeus que eram incrédulos, e outros pelos apóstolos.

Levantou-se um motim contra os apóstolos para os insultarem e apedrejarem. E sabendo disto, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e para a província vizinha.

E ali anunciavam o evangelho.
 
        Em Listra, um homem coxo desde o nascimento estava assentado, ouvindo Paulo falar.
Paulo fixou os olhos no homem leso dos pés, e observou que o homem tinha fé para ser curado. E disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E o homem saltou e andou.
E a multidão que acompanhara a cura acreditou que Paulo e Barnabé eram deuses que se fizerem semelhantes aos homens, e desceram até eles.
Chamavam Barnabé de Júpiter, e Paulo de Mercúrio, porque este era quem falava.
Paulo e Barnabé se indignaram com aquela idolatria e advertiram a multidão. Esclareceram que eram homens como eles, sujeito às paixões humanas, e clamavam para que a multidão se convertesse ao Deus único, criador do céu, da terra, e de tudo quanto neles há.
No entanto, alguns judeus de Antioquia e Icônio, opositores dos apóstolos, convenceram a multidão a apedrejar Paulo, e arrastando-o para fora da cidade, cuidavam que estivesse morto.
Rodeado pelos discípulos, Paulo, levantou-se entrou na cidade, e no dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe.
Nesta cidade anunciaram o evangelho e fizeram muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia.
 
“Confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.”
 
Passando depois por Pisídia, dirigiram-se a Panfília. Anunciando a palavra em Perge, desceram a Atália. Navegaram para Antioquia...
E quando chegaram e reuniram a igreja, contaram as grandes coisas que fizera Deus por eles, e como as portas da fé estavam abertas a todos.
E por não pouco tempo ficaram ali, com os discípulos.
 
Homens como vós, mas homens de Deus, e com Deus...
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário