domingo, 29 de dezembro de 2013

SIMONIA




“(...) E Simão, vendo que pela imposição de mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro...”.

 (Atos, 8; 1-40). 
 

    O episódio da repreensão a Simão, o mago é importante alerta contra qualquer forma de comercialização da fé.
 
Comandada por Saulo, o doutor da lei, houve uma grande perseguição em Jerusalém aos discípulos de Jesus logo após a morte de Estêvão. E eles foram espalhados pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos.
Filipe desceu à cidade de Samaria, e anunciava a palavra por toda parte. Espíritos perversos eram afastados de muitos que os tinham, e paralíticos e coxos eram curados.
E estava por aquelas terras um homem chamado Simão, que havia exercido em Samaria a atividade de mágico, iludindo muita gente. E vendo que o povo cria na palavra anunciada por Filipe, e como eles se batizavam, Simão também aceitou o batismo, e ficou, desde então junto com Filipe, e assistia as maravilhas que Deus fazia por meio dele.
Os apóstolos que estavam em Jerusalém ouvindo sobre a recepção da Samaria a palavra de Filipe, enviaram para lá Pedro e João.
Pedro e João oravam por aqueles que haviam recebido o batismo, pois nenhum deles havido recebido o Espírito Santo.
E Simão vendo que pela imposição de mãos dos apóstolos era dado o Espírito, ofereceu dinheiro com a intenção de ter também aquele dom.
Pedro o repreendeu: “O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus”.
Pedro pede para Simão que ele se arrependa para que fosse perdoado o mau pensamento do seu coração.
Alerta precioso aos cristãos da atualidade:
A fé é dom de Deus. Não se compra e não se vende.
A graça divina se manifesta apenas nos corações sinceros.
 
Recebendo Filipe a orientação do anjo do Senhor, ele partiu para o caminho que desce de Jerusalém para Gaza.
E eis que um homem etíope, eunuco, superintendente da rainha fora a Jerusalém para adoração. Regressava em seu carro, e assentado lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: “Chega-se e ajunta-te a esse carro”.
Filipe correu, ouviu a leitura do eunuco e perguntou a ele se entendia o que estava lendo. O eunuco lia a passagem que relatava que a ovelha fora levada ao matadouro, e que o cordeiro estava mudo diante daquele que o tosquia.
Filipe pediu permissão, subiu no carro, e respondendo a pergunta do eunuco sobre de quem falava o profeta Isaías, Filipe anunciou Jesus àquele homem.
Chegaram com o carro a um recanto com água, e o eunuco pediu para ser batizado. Filipe diz ao homem que o seu pedido era lícito, se ele cresse de todo o coração.
O eunuco responde que cria que Jesus é o Filho de Deus.
A fé deve ser ato consciente e de espontânea sinceridade.
Pararam e desceram do carro, e Filipe batizou o eunuco.
Quando ambos saíram da água, o Espírito arrebatou Filipe, e o eunuco não mais o viu...
Filipe foi levado para Azoto, e por lá também anunciou o evangelho em todas as cidades, até chegar a Cesaréia.
 
E o dom gratuito de Deus permanecia com ele.
Dom que não se compra e não se vende.
E que o Espírito reparte como e quando o quer...
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário